← Início » Árvores e Palmeiras
O Abiu (Lucuma caimito) é uma árvore da família Sapotaceae, também conhecido como abiurana, abi, abieiro, caimito, caimo, entre outras referências populares.
Esta árvore varia bastante de tamanho (de 4 a 24 metros de altura). Apresenta copa densa e o tronco ereto (com média entre 30 e 50 centímetros de diâmetro). As folhas são alongadas e simples, e soltam um látex branco da região onde é cortada. Já os frutos variam conforme a sua origem. A forma mais comum fica entre a oval e a arredondada. Ao amadurecer, sua casca é amarela, lisa e brilhante.
Hoje existem inúmeras variedades de abiu, até porque esta árvore é cultivada em pomares de todo o Brasil.
Seu fruto é bastante conhecido e apreciado em feiras regionais, sobretudo do Norte do País. Só tem uma ressalva: devem ser consumidos bem maduros, pois os mais verdes exsudam um látex branco de sua casca, que é bastante pegajoso.
Depois de plantada a muda, esta espécie leva, em média, três anos para frutificar. Além da fruta in natura, pode-se experimentá-la em geléias, sucos e doces.
Afora o alimento, a madeira da abiu também é indicada para a construção civil e obras externas, em função de ser relativamente resistente e durável.
Não disponível no momento.
O abiu não se desenvolve bem em lugares com invernos rigorosos ou com geadas.
Periquitos, tuins, papagaios, maritacas, araras, tucanos, sanhaçus entre outros…
Natural da Região Amazônica, no Brasil. Devido ao cultivo, sua distribuição é incerta. Aparentemente as coleções nativas são registradas na Amazônia central e na costa sudeste, de Pernambuco até o Rio de Janeiro.